April 10, 2019

Visto Americano: saiba como preencher o formulário DS-160.

Visto Americano: saiba como preencher o formulário DS-160.

Para ingressar aos Estados Unidos, independente do motivo, é necessário possuir um visto e para obter esse visto, você vai precisar entender como deve ser o preenchimento do formulário DS-160.

Sem dúvidas os brasileiros fazem parte do grupo que mais gasta das terras americanas e isso sem dúvidas faz com que sejamos bem recebidos lá. Hoje com o governo do Trump, por coincidência ou não o número de vistos negados deu uma leve crescida.

Muita gente por falta de informação ou mesmo por não entender como preencher o formulário DS-160 acaba cometendo erros que resultam em um visto negado. Por isso estamos aqui, iremos te auxiliar nesse preenchimento para que seu visto esteja cada vez mais próximo de conquistar o seu tão sonhado visto americano.

Com certeza o processo está bem mais simples, mas as constantes reclamações na demora do atendimento, as filas grandes na porta do consulado e as histórias de estresse por documentos retidos continuam ocorrendo, por isso é necessário que você veja bem instruído.

Vamos? Foco no preenchimento do seu formulário DS-160!

Planejamento é tudo!

A melhor maneira para não comprometer a sua tão sonhada viagem é se programar com certa antecedência, indicamos pelo menos 6 meses. Jamais compre nada referente a sua viagem antes de ter o visto em suas mão, porque caso você tenha o visto negado, a frustração será muito grande.

Além de se por um acaso você for a entrevista para obter o visto você levar os vouchers da sua viagem, isso pode parecer que você está desafiando o cônsul, tendo a certeza que irá conseguir o visto, isso pode acarretar em visto negado.

Etapas para obter o visto.

As etapas são cinco: o preenchimento do formulário DS-160, pagamento da taxa do visto, agendamentos, ida ao CASV para entrega de documentos e finalmente a entrevista no consulado americano.

Como devo preencher o formulário DS-160?

Antes de começar a preencher o formulário DS-160, é necessário que você tenha em mãos o seu passaporte, seu RG, o visto antigo ( caso você tenha) e a sua foto digitalizada. Não é mais necessário inserir a foto no formulário, ela será feita no CASV.

Para fazer esse preenchimento é necessário pelo menos duas horas, já que o formulário DS- 160 é em inglês e por mais que possa ser traduzido, precisa ser feito com calma. Já no início você deverá escolher onde deseja realizar a sua entrevista, há consulados no Rio de Janeiro, em São Paulo, Brasília e Recife.

Uma dica MUITO IMPORTANTE, anote o número da sua your application ID, já que esse código te acompanhará durante todo o processo.

Você vai ver que a lista de perguntas é gigante e engloba coisas sobre a sua formação e até mesmo relacionamentos familiares. Preencha de forma bem sincera sem cometer exageros.

É imprescindível preencher com toda a calma do mundo o DS-160, não omita nenhuma informação nem minta, não esqueça que eles podem acessar qualquer base de dados.

No formulário irá ter uma pergunta que quer entender qual é o tipo de viagem que você vai realizar e que tipo de visto é necessário.

Os vistos variam de pessoas que vão apenas fazer turismo, estudar, estudar e trabalhar ou apenas trabalhar.

Ao terminar o processo do formulário DS-160, aparecerá um código de barras. É preciso imprimir esse documento e guardá-lo de forma segura, já que ele será necessário para as próximas etapas do processo.

Pagamento da taxa pelos cartões VISA ou MASTERCARD.

Pagamento da taxa referente ao visto

A taxa para obtenção de visto, chamada de MRV custa US$160 e o pagamento deve ser feito pelo cartão de crédito pelo site ou por boleto bancário.

Com o sistema que foi instaurado a partir de 2012, a taxa passou a ser única. A vantagem de pagar a taxa pelo cartão de crédito é que a aprovação sai no momento e você já consegue agendar a sua entrevista.

Agendando a entrevista e a coleta de dados

Com o código de barras do formulário DS-160 em mãos, além do recibo de pagamento da taxa MRV e seu passaporte, é chegado o momento para agendar as entrevistas. Esse processo pode ser realizado pelo site ou mesmo pelo telefone.

O tempo de espera para realizar a entrega dos documentos e a entrevista depende muito e varia conforme a época do ano e de acordo com o local escolhido lá no início do preenchimento do formulário DS-160.

O primeiro passo é agendar a entrevista no consulado e logo após a data para coletar os dados no Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto (CASV). Fique atento que diferente do processo de agendamento, você irá primeiro ao CASV, onde irá coletar as suas digitais e tirar a foto oficial do visto, logo após isso irá ao consulado para realizar a entrevista.

Centro de Atendimento do Solicitante do Visto ( CASV)

O passo após agendar as entrevistas é ir até um dos CASV para que haja a coleta dos seus dados biométricos, que remetem a colher as digitais e realizar a foto para o seu visto.

O atendimento no CASV ocorre entre segunda e sexta-feira das 7 h  às 18h e aos domingo de 13h às 18h, ele não funciona aos sábados. Lembre-se que é necessário agendar atendimento para ser atendido.

Os documentos necessário para levar no dia de ir ao CASV são: passaporte válido; visto anterior, caso haja; a folha que confirma o preenchimento do formulário DS-160 e a confirmação do agendamento no CASV. Jamais esqueça esses documentos, caso você esqueça um deles será impossibilitada de entrar no prédio. Os fiscais conferem na entrada.

Entrevista para conseguir o visto americano

Normalmente a entrega dos documentos no CASV ocorre um dia antes da ida ao consulado e esta ocorre no dia seguinte. Nos dois locais é aconselhado levar o mínimo possível de objetos, já que alguns nem são permitidos ingressarem ao local e você deverá deixá-los em um guarda-volumes que é pago.

Você deverá ter em mãos o passaporte válido, o visto antigo ( caso você o possua), página de confirmação do formulário DS-160 com o código de barras. Há alguns documentos adicionais que devem ser levados para comprovar o que foi declarado no formulário, como a carteira de trabalho, o comprovante de renda, extratos bancários, matrícula em uma universidade, tudo que possa comprovar o seu vínculo ao Brasil.

Normalmente esses documentos não são solicitados durante a entrevista, mas é recomendado que você os tenha no momento da entrevista. Caso você tenha comprado já as passagens, reserva do hotel ou algo do tipo, não leve na hora da entrevista. Assim como falamos não é indicado comprar nada antes de estar com o visto em mãos, isso pode até atrapalhar na hora de conseguir o visto.

O que devem me perguntar durante a entrevista?

A entrevista é um caso a parte, não há como montar um roteiro, a dica principal é sempre responder de forma bem sincera as perguntas que a pessoa do consulado fizer, sempre mantendo a calma e olhando diretamente ao entrevistador.

Logo após do visto ser aprovado, o consulado ficará com o seu passaporte para terminar o processo. O documento será devolvido para o CASV ou encaminhado para o endereço escolhido por você durante o agendamento. Normalmente o passaporte com o visto chega no local desejado em até 7 dias úteis.

Esse paraíso te aguarda! :D

E se o meu visto for negado?

Você pode fazer uma nova solicitação logo na semana seguinte se desejar, mas deverá pagar uma nova taxa e deverá provar que houve algum tipo de mudança em relação ao pedido anterior, algum novo documento ou algo do tipo.

Lembre-se que não é nenhum monstro o processo para preencher o formulário DS 160 e a entrevista para conseguir o visto, basta ter paciência e ser sempre honesto com as respostas.