Visto americano negado: o que fazer?

Sem dúvidas o maior receio entre as pessoas que buscam obter o visto para entrada nos Estados Unidos é ter o visto americano negado. Nesse momento o desespero toma conta da pessoa que não entende no que errou, já que preencheu com toda cautela as informações que eram pedidas no formulário DS-160.

E mesmo com o preenchimento todo feito com calma, tiveram o visto americano negado. Entenda que nesse momento o melhor a ser feito é ficar calmo. Lembre-se que ter o visto aprovado é algo bem arbitrário e depende praticamente da vontade do agente do consulado que lhe atenda.

Às vezes mesmo estando com tudo em dia, apresentando os documentos necessários  e ter o perfil sem nenhum ponto negativo, é possível ter o visto negado.

Aqui conseguiremos esclarecer diversas dúvidas e te mostrar vários pontos para quem infelizmente teve o seu visto negado quanto para as pessoas que ainda estão no processo para solicitar o visto americano.

Iremos te conduzir a quais medidas tomar quando se tem o visto negado e se por um acaso, ainda não tenha passado pela entrevista para o visto americano, quais são os principais motivos para ocasionarem a negativo para ter o visto.

Principais motivos para negarem o visto americano.

Quando o solicitante tem o visto negado, recebe junto com o passaporte uma carta onde há a justificativa para a negativa do visto.

Aqui traremos os principais motivos que podem acarretar o visto negado.

Não demonstrar laços e vínculos com o Brasil

Sem dúvidas é um dos itens mais comuns na carta de pessoas que têm o visto americano negado.

Isso mostra que sem a comprovação que você realmente possui vínculos duradouros em seus país, como bens, emprego e família, será bem difícil conseguir um visto americano.

De acordo com o Consulado, esses vínculos servem como forma de garantia de que a pessoa não irá querer largar o seu país para viver de forma ilegal nos Estados Unidos.

Não comprovar que possui os recursos financeiros necessários para bancar a viagem e se manter no período desta nos Estados Unidos

Não comprovar de forma clara que possui todos os recursos financeiros necessários para realizar a viagem e os meios que serão necessários para se manter lá durante o período da viagem.

A comprovação deve ser feito por meio da declaração do Imposto de Renda, comprovante de contas bancárias, apresentação de Holerites de contracheques e pagamentos.

Essa prova também é exigida quando um terceiro for pagar pela sua viagem, isso é denominado patrocinador da viagem (sponsor).

Preencher com erro (s) o formulário DS-160.

Discordância ou erros nas informações preenchidas no formulário DS-160 ou a falta de algo (omissão), podem também acarretar o visto americano negado.

Por isso ao preencher as informações do formulário DS-160 é necessário preencher tudo de forma correta e ser sempre honesto. O Cônsul verificando que você está mentindo ou omitindo algum dado, sem dúvidas você terá o visto negado.

Lembre-se que é bem possível ele te perguntar algo já sabendo a resposta, querendo apenas te testar.

Ser uma pessoa com perfil inelegível ao visto americano.

Há pessoas que se encaixam em um perfil que os torna inelegíveis a receberem o visto americano.

Entre nesse perfil as pessoas portadoras de doenças infectocontagiosas, pessoas condenadas por algum crime, pessoas deportadas dos Estados Unidos, pessoas que são procuradas pela justiça, investigados com algum tipo de suspeita com envolvimento com o terrorismo, entre alguns outros casos excepcionais ou de segurança nacional e internacional.

Conduta ruim durante a entrevista.

O excesso de nervosismo e respostas inadequadas às perguntas feitas pelo entrevistador, fazendo com que este fique desconfiado e com incertezas, é considerado má conduta.

Normalmente as perguntas que são feitas pelo agente do consulado nas entrevistas costumam ser as mesmas, são curtas e objetivas. Com isso, responda da mesma forma: de forma objetiva e clara.

Quando devo solicitar o visto americano novamente?

Após ter o visto negado é preciso entender o motivo que causou a recusa. Aqui iremos falar sobre os dois motivos mais comuns para que isso ocorra ao solicitar um visto americano.

Recusa pela seção 214 (b)

Quando ocorre essa negativa é possível que a pessoa tente solicitar o visto novamente quando bem entender. Mas tente entender qual foi o motivo que gerou a recusa do visto antes de tentar de novo.

Isso normalmente ocorre porque o agente consular não foi convencido que você possui fortes vínculos ao Brasil ou que não é capaz de se manter durante a viagem, implicando assim a negativa do visto.

Com isso, é necessário que o requerente anexe alguns outros documentos que possam convencer o agente consular que ele realmente possui vínculos com o Brasil e deve receber o visto americano.

Para realizar uma nova tentativa para obter o visto americano, será necessário realizar um novo agendamento, pagando novamente a taxa de visto e ter como comprovar que houveram mudanças na sua situação desde que você solicitou o visto anteriormente.

Há outros casos em que não há nenhuma explicação pertinente para não concederem o visto, assim o livre- arbítrio deve ser exercido.

Recusa pela seção 221(g).

A negativa 221 (g) ocorre quando o agente consular acredita que estejam faltando documentos que comprovam alguma informação que você colocou no formulário DS-160.

Você recebendo a carta com esse motivo de recusa, você receberá, provavelmente, a lista de documentos que deverão ser apresentados para que o visto seja emitido.

Esta carta também deverá trazer instruções de como você deverá enviar esses documentos adicionais e a pessoa que solicitou o visto não deverá pagar outra taxa MRV.

O envio destes documentos adicionais pedidos pelo agente consular deverá ser feito em no máximo um ano ou a solicitação será encerrada.

Caso haja um informe de que o requerente está sob análise administrativa, o prazo de um ano não tem efeito.

Os documentos adicionais sendo requeridos, o solicitante do visto será contatado.