Oyster: mobilidade em Londres.

Londres é uma cidade repleta de possibilidades de transporte público e o mais fácil para chegar em qualquer lugar é o metrô, conhecido como Underground ou Tube.

Hoje iremos mostrar como é fácil se locomover na cidade e como o Oyster, o cartão magnético recarregável vai lhe ajudar a usar os transportes públicos de Londres.

Nós usamos trem, metrô e ônibus. Pegamos trem do Aeroporto de Heathrow até a estação King Cross/St. Pancras Internacional e desta estação até os Estúdios da Warner em Leavesden; ônibus quando voltávamos muito tarde para o hotel, como foi no caso da pré-estreia de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, que vimos no BFI Imax e para todos os outros cantos da cidade fomos de metrô.

O que é o Oyster?

Como falamos, é um cartão recarregável que possibilita você andar nos transportes públicos pagando um preço inferior do que um bilhete avulso. Ele funciona nos trens, metrôs, DRL (Docklands Light Railway), Overground, River Bus, TfL Rail e até mesmo o Emirates Air Line, o famoso teleférico.

Não é obrigatório usar o Oyster, mas acaba sendo mais vantajoso, com tarifas mais em conta e simplifica o pagamento das viagens.

Com o sistema inteligente, o valor da viagem já calcula automaticamente o valor de cada viagem, assim o tipo de transporte, zona e o horário, possuem preços diferentes.

Também há um limite diário de cobrança no Oyster, chamado de teto de viagem. Quando atinge um valor determinado, você não paga mais nada naquele dia para usar o transporte.

O cartão pode ser comprado nas máquinas das estações de metrô, London Overground e TfL Rain. Pela cidade há algumas lojinhas de Oyster, Visitor Centres e também é possível recarregar o cartão em bancas de jornais.

O cartão do Oyster custa  ‎£ 5 que são reembolsáveis quando devolvido. Você pode carregar o seu cartão com dinheiro ou cartão de débito ou crédito. Lembre-se que na primeira vez é necessário além do saldo que você quer no cartão, o valor de custo dele, £ 5.

O valor que deve ser colocado no cartão vai de acordo com os dias que você permanecerá na cidade. Nós íamos carregando de £ 20 em 20 de acordo com as viagens que faríamos. É bem fácil fazer a carga, basta ir em uma das máquinas e colocar a quantidade de libras que você quiser.

Grande parte das atrações turísticas de Londres ficam nas zonas 1 e 2 do metrô, onde o custo das viagens custa £ 6,60.

Caso você fique mais que 5 dias em Londres, é interessante comprar o 7 Day Travelcard, que custa £ 34,10 para as zonas 1 e 2.

Curiosidades sobre o Underground

  • Há 11 linhas de metrô
  • 2,7 milhões de viagens por dia
  • 1,37 bilhão de passageiros usam o metrô por ano
  • 408 quilômetros de extensão
  • 287 estações
  • Circula a 33 km/h
  • O cartão Oyster foi criado em 2003
  • A temperatura no metrô é 10ºC  mais alta que na superfície
  • Estação mais movimentada: Waterloo
  • Viagem mais longa: Epping para West Ruislip
  • Há animais como gaviões, morcegos e cobras, bem discretos
  • Cerca de 500 mil ratos vivem no sistema de metrô de Londres.

Nada de moedas ou notas, andar com o transporte funcional de Londres basta ter o cartão pré-pago e aproveitar a velocidade do metrô ou as belas paisagens vistas das janelas dos famosos ônibus.