Dicas para viajar com bebê de avião!
É comum os pais terem dúvidas sobre como funciona e as burocracias para viajar com bebês de avião. Uma regra geral em relação a idade é que as companhias aéreas aceitam transportar bebês a partir de 7 dias de vida, mas os médicos costumam liberar a viagem a partir dos 28 dias de vida, já que antes disso a criança é considerada neonatal e pode precisar voltar ao hospital caso haja algum tipo de complicação ou dúvida.
Quais cuidados devo ter durante o voo?
Deve-se ter mais o menos os mesmos cuidados que você tem em outros ambientes. Troque a fralda assim que perceber que ela está suja, alimente de acordo com a idade, deixe que o bebê faça a soneca conforme o próprio horário.
Como preparar meu bebê para voar?
Uma boa pedida é ir durante a noite, já que assim é mais fácil eles dormirem e conseguirem relaxar durante o voo. Em viagens muito longas, é bom levar entretenimento para os pequenos, como desenhos, vídeos e brinquedos.
Documentos necessários para viajar com seu filho
- Voo doméstico
Nesse tipo de viagem é preciso estar com a identidade ou certidão de nascimento do seu bebê. Vale lembrar que de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, crianças com menos de 12 anos precisam estar acompanhado de um dos responsáveis. Caso isso não ocorra, é preciso de uma autorização judicial com firma reconhecida para que ele embarque com outro acompanhante.
- Voo internacional
Para realizar a viagem, é preciso que a criança tenha passaporte, caso não vá a um dos países do Mercosul. Atente-se a validade do passaporte, isso porque menores de 5 anos o tempo de duração do passaporte é menor.
Dependendo do país que você irá visitar, pode haver a necessidade de um visto. Isso vale para todos: crianças e adultos!
A criança viajando com apenas um dos pais deve levar a autorização com firma reconhecida pelo outro responsável que não irá viajar.
Bebês pagam para viajar?
Conforme a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), crianças com menos de 2 anos podem ter sua passagem cobrada, mas o valor não pode ultrapassar 10% do valor da tarifa de um adulto, isso se elas foram no colo.
Crianças com mais de 2 anos devem ocupar um assento e normalmente pagam parte da tarifa, onde os descontos podem chegar a 50%. Já as taxas de embarque são isentas apenas para crianças com menos de 2 anos, de acordo com a Infraero.
Atendimento preferencial?
De acordo com a Anac, crianças com até 12 anos são consideradas passageiros com necessidades especiais, assim têm atendimento preferencial no embarque, no check-in e nos assentos diferenciados, como os das primeiras fileiras, por exemplo.
Como fica o limite de peso da bagagem viajando com bebê?
A Anac define a franquia da bagagem por critérios de segurança, seguindo o peso máximo de decolagem do avião. As franquias de bagagem em voo nacionais e internacionais costumam variar, mas o normal é de 23 kg incluindo bagagens especiais.
Comida especial para crianças no avião
Não há nenhuma regulamentação para isso, mas a grande maioria das companhias aéreas oferecem comidas diferenciadas para crianças e bebês. Mas vale lembrar que é preciso avisar ao SAC da cia aérea com até 48 horas antes do seu voo.
Posso levar na mala de mão mamadeira, leite e papinhas?
Pode levar, mas quantidades pequenas que devem ser usadas no voo. Então é bom calcular certinho antes de sair de casa. Lembre-se que de acordo com a Anac, é preciso apresentar os alimentos no momento da inspeção, no raio X.
O que não pode faltar na bagagem de mão viajando com bebê?
Há alguns itens que devem estar sempre a postos. Veja a lista abaixo:
- Chupeta;
- Uma ou duas mamadeiras vazias;
- Leite artificial, caso o bebê utilize;
- Alimentação como papinha, biscoitinho;
- Fraldas;
- Itens de higiene do bebê;
- Coberta para o ar do avião;
- Pano de boca;
- Travesseiro;
- Duas trocas de roupa.