Aluguel de carro na Flórida
As cidades mais visitadas da Flórida, Miami e Orlando, diferente do que ocorre em outros lugares do mundo onde o transporte público te leva a todos os lados, acaba sendo fundamental o aluguel de carro para que a sua viagem ganhe mobilidade.
Em Orlando, uma simples ida de um parque de Orlando a um outlet, pelo ônibus público, conhecido como Lynx, pode levar mais de uma hora, já de carro o percurso pode ser feito em 20 minutos.
Quem opta por não alugar carro, acaba utilizando os transfers dos hotéis para os parques ou se locomover através de Uber e táxi, mas se você for comparar o custo benefício de acordo com o estilo da sua viagem, acaba sendo mais vantajoso alugar um carro, isso porque nos Estados Unidos o aluguel é muito barato.
Para Orlando, grande parte das família opta por pegar um carro, já em Miami há gente que aluga carro para uma parte da viagem e depois acaba ficando em uma área restrita para conseguir fazer tudo andando ou gastando pouco com Uber/táxi.
Compare bem os preços, porque podem variar bastante. Nós costumamos alugar carro pela Álamo ou Hertz, em Orlando sempre alugamos pela primeira, até pela facilidade do check in online ou direto no touch, sem a necessidade de passar pelo balcão.
Quais os seguros necessários?
É indispensável entender como funciona cada tipo de seguro e sua cobertura. Isso vai facilitar na hora de comparar os preços das locadoras.
- Seguro LDW (Loss Damage Waiver): todos os danos ao veículo como roubos, colisões e vandalismo são cobertos por ele.
- Seguro CDW (Collision Damage Waiver): é parecido com o LDW, mas limita-se a colisões.
- Seguro ALI (Additional Liability Insurance): seguro para terceiros.
- Seguro PAI (Personal Accident Insurance): cobertura para despesas médicas.
- Seguro PEP (Personal Effects Protection): como o PA, mas cobre furtos de bagagens.
Abastecer o carro antes ou depois?
Sempre abastecemos o carro antes de entregar, isso vai evitar que você gaste uns dólares extras, já que a gasolina cobrada no posto é bem mais em conta do que a da locadora. Dependendo do contrato, você poderá devolver o carro com o tanque vazio, mas é bom saber exatamente o que você contratou.
Qual a idade mínima para alugar carro nos Estados Unidos?
Por mais que a idade mínima para tirar a habilitação nos Estados Unidos seja 16 anos, a idade mínima para locar carro no país é de 21 anos e nas cidades turísticas, poderá haver um taxa extra para motoristas que tenham menos de 25 anos.
É preciso ter uma carteira internacional (PID) para dirigir nos Estados Unidos?
Muita gente tem essa dúvida, mas não há necessidade de ter a PID, isso porque os Estados Unidos participam da Convenção de Viena, então a nossa CNH é aceita lá tranquilamente.
Uma outra pergunta é sobre a validade e o tempo mínimo da emissão da CNH para alugar o carro. A Convenção de Viena e as leis de trânsito da Flórida não determinam nada com relação a validade, mas algumas locadoras limitam aos que acabaram de tirar a CNH, por isso confira antes.
Qual carro devo alugar?
Bom, isso varia de acordo com a quantidade de pessoas que estão no grupo e o número de malas. Vale lembrar que você aluga uma categoria e não um veículo específico.
Categorias mais comuns:
- Economy: são os mais em conta e menores. Costumamos alugar esse quando vamos em duas pessoas.
- Compact: são um pouco mais caros que os econômicos, mas com porta malas maior, costumam abranger os carros sedans.
- Midsize: costumam ter uma porta malas um pouco maior que o compact.
- Fullsize: mais espaçosos e mais luxuosos.
- Minivan: para quem viaja com mais pessoas, ele comporta de 7 a 8 pessoas e tem um porta malas maior. Alugamos esse para ir com 4 pessoas, 8 malas grandes e 4 pequenas.
- SUV: um dos mais confortáveis, mas não abrigam tantas pessoas como as minivans, mas o porta malas são grandes.
Como é o caução?
Deixe um cartão de crédito habilitado para uso internacional com um limite razoável para que as locadoras o usem como um "cheque caução". O carro sendo devolvido sem qualquer problema, o valor é devolvido. Esse valor de caução varia de $100 a $300.
Não deixe de conferir se o carro está perfeito antes de retirá-lo, isso evitará dores de cabeça no dia da entrega.
GPS
Alugamos o carro com GPS apenas na primeira vez que viajamos aos Estados Unidos, depois começamos a comprar chip internacional que já levamos do Brasil e utilizamos o Waze como GPS.
Há também a possibilidade de usar GPS offline, como o Google Maps e o Here, onde você baixa o mapa offline antes de viajar, podendo usá-lo com ou sem conexão com a Internet.
Lembre-se de levar sempre o carregador portátil de carro ou de mão, assim você não ficará sem bateria no celular.
Vai com crianças? Veja as obrigatoriedades!
As leis de trânsito da Flórida exigem que crianças com menos de 5 anos tenham sempre uma proteção extra no carro, que seria o booster ou um cinto de segurança adaptado. Para os menores de 3 anos, essa proteção deve ser uma cadeirinha e para menores de 1 ano ou com menos de 9 kg, a cadeirinha deve ser virada para o porta malas.
Levei multa e agora?
Se a multa vier por estacionamento irregular ou radar, a locadora irá pagar e depois você será cobrado pelo cartão de crédito. Mas se você tomar multa direto por um policial, vai ser preciso pagar a multa na hora ou como foi o nosso caso, na estrada Orlando - Miami, ultrapassamos a polícia e ela veio atrás da gente, como foi em um condado pequeno, precisamos pagar a multa via correio e até hoje guardamos o comprovante para não ter problema.
Nos Estados Unidos, pode-se tomar multa por andar abaixo da velocidade mínima. Os limites de velocidade costumam ser nas rodovias de 55 a 70 mph (milhas por hora), que equivalem a 90 a 105 km/h e na cidade, de 20 a 30 mph, equivalente a 32 a 48 km/h. Então fique sempre de olho nas placas!